terça-feira, 21 de outubro de 2008

Coexistência e Sutileza




Não entendo, o porquê dos cristãos (não digo nós porque nem sei se sou um) terem a mania de expor fotos de missionários mortos, torturados e de outras barbaridades ,porém, nunca vejo em seus blogs, sites ou revistas matérias ou fotos expondo as barbaridades praticadas pelo ocidente cristão(estado, mercado, cultura e religião) aos “cruéis” matadores de missionários.

O cristianismo institucionalizado ainda me parece nada sutil, missiologicamente falando, em sua propagação das boas novas. A coisa me soa muito colonialista, brancos chegando e impondo suas posições sobre os “não-civilizados”!

Muitas instituições cristãs (e sérias por sinal) acham-se donas da razão, acham-se no direito de chamar outras religiões de pagãs, enquanto sua construção ao longo da história é uma grande coletânea (e se fosse áudio seria em mp3 pra caber em seus “santos” registros) de diversas crenças pagãs.

A cristandade num todo, nós cristãos (agora digo nós pois neste barco furado da soberba eu certamente esteja incluso), temos que assumir uma postura mais humilde, abrir os olhos pra enxergar que nossa cultura também é muito falha perante o Amor, que outras religiões, crenças e culturas não violentas (e até mesmo as violentas em alguns aspectos) são tão “verdade” quanto a nossa.

Seria mais humilde aprender (nada de incorporar) com outras crenças em seus pontos positivos ao invés de descarta-las como um todo e o mais importante, conhecer outras culturas, se enriquecer delas sem estar dominado por julgo ideológico.

Não quero com isso apologizar a sincretização que subliminarmente já é feita há séculos, misturar um monte de coisas e retira-las o pouco de significado e identidade que ainda lhes restam. É melhor cada um com suas peculiaridades dando sua contribuição no todo. Unidade sim, uniformidade não.

Valeu!

Daniel Babugem

0 comentários: